Blog
Reflexões, opiniões e algumas análises sobre Comunicação e Jornalismo.
Assessoria de Imprensa
Fique por dentro dos principais jargões do meio jornalístico
Profissão é permeada por diversas expressões, que praticamente resumem o dia a dia das redações
Monique Amboni
30/10/2024
Aqueles que já passaram pelas redações de veículos de comunicação puderam perceber que os jornalistas têm quase que um dialeto próprio. Pelo fato de utilizarem jargões na comunicação da maioria do tempo, os profissionais conseguem se comunicar no dia a dia com uma linguagem permeada de expressões próprias, que muitas vezes geram curiosidade daqueles que ouvem de fora.
Barrigada
Existe uma linha tênue entre dar um furo de reportagem e cometer uma barrigada. O primeiro termo diz respeito à publicação de uma notícia antes de todos os demais jornalistas e é uma expressão que a maioria das pessoas conhece.
Já o segundo se refere ao fato de o profissional noticiar algo falso. Ou seja, na expectativa de comunicar um fato novo, o jornalista tenta se antecipar e não consegue checar completamente as informações, divulgando algo errado.
Deadline
Em uma redação, o deadline é o prazo máximo para que o conteúdo em produção seja finalizado. Alguns até consideram a “hora da morte”, uma vez que se a matéria não for entregue na hora correta, poderá não ser incluída na edição seguinte, muitas vezes perdendo a validade e/ou factualidade.
Nota
Pequena, mas contendo as informações importantes e relevantes sobre algum assunto ou acontecimento, as notas são utilizadas quando é preciso comunicar algo de forma rápida. Alguns exemplos são as notas de repúdio, quando uma empresa não concorda com algo que está sendo relacionado a ela; e notas de falecimento, para comunicar a morte de alguém.
Acesse nossas redes sociais
Av. Santos Dumont, 2465, Sala 205,
São Luís, Criciúma/SC, 88803-200
contato@expressiocomunicacao.com.br
(48) 99129-9399 | (48) 3411-6231
Copyright 2025 © Expressio Comunicação Humanizada - Desenvolvido por Cayman Sistemas