Blog
Reflexões, opiniões e algumas análises sobre Comunicação e Jornalismo.
Assessoria de Imprensa
Foto jornalística e comercial: qual a diferença?
Ao analisarem uma foto jornalística e uma comercial, muitos – logo de cara – já notam as diferenças. Mas, às vezes, esses aspectos passam despercebido.
Francine Ferreira
29/11/2024
Normalmente, no mundo comercial as pessoas estão acostumadas com fotos posadas, que permitem a adequação ideal do cenário para cada flash. Em alguns casos, a única coisa que aparece na foto é o produto a ser vendido, sem a interferência de nenhum outro elemento.
Foto jornalística
No caso do jornalismo, a situação é um pouco diferente, a começar pela presença humana, que é indispensável. Sempre utilizando a Regra dos Três Terços na hora de enquadrar as fotos, o profissional também tenta responder, com a imagem, as seis perguntas ocultas do lead da reportagem – o que, quando, como, onde, por que e quem. Como os acontecimentos são, na maioria das vezes, repentinos, os jornalistas não conseguem dedicar tanto tempo para capturar o momento e ajustar o cenário.
E na assessoria de imprensa?
Já na parte de assessoria de imprensa, para ilustrar os releases produzidos, acontece uma mescla entre os dois modos de fotografias. Como se tem conhecimento do que será fotografado, é possível criar um ambiente que se adeque tanto ao jornalismo – para que os veículos de comunicação publiquem a matéria – quanto para chamar a atenção do público com o produto.
Acesse nossas redes sociais
Av. Santos Dumont, 2465, Sala 205,
São Luís, Criciúma/SC, 88803-200
contato@expressiocomunicacao.com.br
(48) 99129-9399 | (48) 3411-6231
Copyright 2025 © Expressio Comunicação Humanizada - Desenvolvido por Cayman Sistemas