• Foto jornalística e comercial: qual a diferença?

    Assessoria de Imprensa

    Foto jornalística e comercial: qual a diferença?

    Ao analisarem uma foto jornalística e uma comercial, muitos – logo de cara – já notam as diferenças. Mas, às vezes, esses aspectos passam despercebido.

    Francine Ferreira

    29/11/2024

    Normalmente, no mundo comercial as pessoas estão acostumadas com fotos posadas, que permitem a adequação ideal do cenário para cada flash. Em alguns casos, a única coisa que aparece na foto é o produto a ser vendido, sem a interferência de nenhum outro elemento.

    Foto jornalística

    No caso do jornalismo, a situação é um pouco diferente, a começar pela presença humana, que é indispensável. Sempre utilizando a Regra dos Três Terços na hora de enquadrar as fotos, o profissional também tenta responder, com a imagem, as seis perguntas ocultas do lead da reportagem – o que, quando, como, onde, por que e quem. Como os acontecimentos são, na maioria das vezes, repentinos, os jornalistas não conseguem dedicar tanto tempo para capturar o momento e ajustar o cenário.

    E na assessoria de imprensa?

    Já na parte de assessoria de imprensa, para ilustrar os releases produzidos, acontece uma mescla entre os dois modos de fotografias. Como se tem conhecimento do que será fotografado, é possível criar um ambiente que se adeque tanto ao jornalismo – para que os veículos de comunicação publiquem a matéria – quanto para chamar a atenção do público com o produto.

Acesse nossas redes sociais

Av. Santos Dumont, 2465, Sala 205,
São Luís, Criciúma/SC, 88803-200
contato@expressiocomunicacao.com.br
(48) 99129-9399 | (48) 3411-6231

Copyright 2025 © Expressio Comunicação Humanizada - Desenvolvido por Cayman Sistemas

Cookies personalizados

Necessários (2)

Cookies necessários são essenciais para o funcionamento do site, sem eles o site não funcionaria adequadamente. (Ex. acesso a áreas seguras do site, segurança, legislação)

 
Gerenciador de cookies
www.expressiocomunicacao.com.br
 
Marketing (2)

Cookies de marketing, ou propaganda rastreiam a navegação dos visitantes e coletam dados a fim de que a empresa possa criar anúncios mais relevantes, de acordo com tal comportamento.

 
Facebook Pixel
DoubleClick
 
Estatísticas (1)

Cookies de estatísticas, ou analytics traduzem as interações dos visitantes em relatórios detalhados de comportamento, de maneira anonimizada.

 
Google Analytics
 

Aviso de cookies

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Para mais informações sobre quais tipos de cookies você pode encontrar nesse site, acesse "Definições de cookies". Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você aceita o uso dos cookies desse site. Portal de privacidade.