• Uma gestão de crises eficiente pode salvar seu negócio

    Gestão de Reputação

    Uma gestão de crises eficiente pode salvar seu negócio

    Ter um conjunto de procedimentos e ações pré-estabelecido auxilia na preservação da imagem e reputação do assessorado se houver a necessidade de gestão de crises

    Francine Ferreira

    08/01/2025

    Em algum momento da vida, você já deve ter dito – ou escutado – a expressão “é melhor prevenir do que remediar”. No mundo dos negócios, uma gestão de crises pode salvar o futuro da empresa. Este, inclusive, é um dos trabalhos desenvolvidos por uma assessoria de imprensa. Ou seja, um conjunto de procedimentos e ações que visa preservar a imagem e reputação do assessorado ao surgir algum problema inesperado, interno ou externo.

    Com o avanço da tecnologia e o uso massivo das redes sociais, as crises também começaram a acontecer no meio digital. Sabe quando algum usuário reclama de algum serviço, demostra a indignação com algo ou, até mesmo, faz atos difamatórios na internet? Os jornalistas entram em ação para achar a melhor maneira possível de fazer a gestão de crises e resolver o problema, evitando impactos negativos para o negócio.

    Por isso, estar a tento a tudo que está sendo falado, noticiado e vinculado à empresa é uma rotina diária do assessor de imprensa. E diferentemente do que muitos pensam, o plano de gerenciamento de crise é pensado muito antes que ela possa ocorrer. Logo, levantam-se riscos e estratégias que devem ser empregadas caso algo aconteça.

    Dessa forma, dentre os benefícios de contar com uma equipe preparada para uma gestão de crise, está: uma resposta mais rápida e eficaz, a preservação da reputação do assessorado perante o público e a redução do impacto do problema.

    Estar no mercado é estar exposto às mais diversas situações. Tendo isso em mente, um dos primeiros passos que pode auxiliar é conhecer a percepção que o seu cliente tem de você e da sua marca, pois torna possível montar um panorama de como está a situação do negócio no mercado. Outro ponto que deve ser analisado é a experiência que o usuário tem com a empresa.

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