• Efeitos do storytelling no cérebro: como usar o ato de contar histórias a seu favor?

    Posicionamento e Autoridade

    Efeitos do storytelling no cérebro: como usar o ato de contar histórias a seu favor?

    O ato de contar história se faz presente na vida de inúmeras pessoas desde o seu nascimento, sejam elas reais ou fictícias

    Francine Ferreira

    15/10/2024

    O ato de contar história se faz presente na vida de inúmeras pessoas desde o seu nascimento, sejam elas reais ou fictícias. O que muitos desconhecem é que a construção de um bom storytelling pode gerar efeitos, inclusive, no cérebro de quem lê o conteúdo.

    Ativação de partes do cérebro

    Uma história é capaz de ativar partes do cérebro que permitem ao ouvinte transformá-la em suas próprias ideias e vivências, por conta do acoplamento neural. Neste cenário, ocorre também o espelhamento, fazendo com que haja uma reflexão e memorização dos detalhes, gerando mais empatia e vínculo com o narrador.

    Diversos estímulos

    Ao processar esses fatos, diversas áreas do cérebro são ativadas, como a relativa à compreensão da linguagem e sua expressão. Quando bem contada, a narração pode estimular outras partes, como o córtex motor, o córtex sensorial e o córtex frontal.

    Além de todos esses aspectos, uma substância química é liberada no momento em que a pessoa lê uma boa história: a dopamina. Ela faz com que aconteça mais aproximação com o tema, contribuindo para um maior envolvimento emocional e, consequentemente, posterior memorização da narrativa.

Acesse nossas redes sociais

Av. Santos Dumont, 2465, Sala 205,
São Luís, Criciúma/SC, 88803-200
contato@expressiocomunicacao.com.br
(48) 99129-9399 | (48) 3411-6231

Copyright 2025 © Expressio Comunicação Humanizada - Desenvolvido por Cayman Sistemas

Cookies personalizados

Necessários (2)

Cookies necessários são essenciais para o funcionamento do site, sem eles o site não funcionaria adequadamente. (Ex. acesso a áreas seguras do site, segurança, legislação)

 
Gerenciador de cookies
www.expressiocomunicacao.com.br
 
Marketing (2)

Cookies de marketing, ou propaganda rastreiam a navegação dos visitantes e coletam dados a fim de que a empresa possa criar anúncios mais relevantes, de acordo com tal comportamento.

 
Facebook Pixel
DoubleClick
 
Estatísticas (1)

Cookies de estatísticas, ou analytics traduzem as interações dos visitantes em relatórios detalhados de comportamento, de maneira anonimizada.

 
Google Analytics
 

Aviso de cookies

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Para mais informações sobre quais tipos de cookies você pode encontrar nesse site, acesse "Definições de cookies". Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você aceita o uso dos cookies desse site. Portal de privacidade.